O mundo já teve Cesare Lombroso. Cesare Lombroso, pra quem não sabe, ficou famoso por difundir a teoria caracterologica de que pessoas com determinadas características físicas estavam pré-determinadas a cometer certos tipos de crimes.
Se o mundo nos deu o cirurgião Cesare Lombroso, Farroupilha deu ao mundo a Delegada Roberta Bertoldo da Silva. Se Lombroso espantou o mundo com sua “Teoria do criminoso nato”, a Delegada Roberta Bertoldo espantou os ouvintes da rádio Spaço ao lançar a teoria de que haveria uma suposta relação entre os recentes estupros ocorridos na cidade e o fechamento de casas de prostituição. A diferença entre o Lombroso do Século XVIII e a Lombrosa do Século XXI é que o primeiro fundamentou sua teoria em estudos e a segunda no chute puro e simples.
Os estupradores são uma categoria de criminosos caracterizada pela sua motivação de humilhar as vítimas, submetendo-as, pela violência, ao ato sexual forçado. Freqüentar prostíbulos vai contra a matriz criminosa de um estuprador, uma vez que ali o objetivo é a satisfação sexual mediante o pagamento. Um estuprador jamais pagaria uma prostituta, um estuprador a estupraria.
Ao supor que haja uma relação entre o fechamento do prostíbulo da Lomba do Sabão e os recentes estupros em Farroupilha, a Delegada Roberta Bertoldo ignora a origem dos casos de estupros ocorridos na cidade antes desse acontecimento, incluindo ai o episódio do estuprador da moto. Pelo raciocínio da Delegada os prostíbulos teriam a função social de evitar a proliferação de estupradores. Pelo raciocínio da delegada um bilhete de passagem livre para o estuprador da moto, nesses ambientes, evitaria que ele tivesse cometido tais atos.
A lógica e o bom senso sempre salvaram o mundo de teses furadas. Hoje ninguém mais fala de Lombroso, a não ser para evidenciar que já houve gente a raciocinar como ele. Não sei o que os habitantes de Farroupilha dirão da Delegada Roberta Bertoldo no futuro. O que eu sei é que o melhor para a cidade será que ela seja lembrada não por criar teorias na rádio, mas sim por ter elucidado esses bárbaros crimes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário